Olá,
sim, vai ter edição extraordinária da newsletter sim. Junho é mês do orgulho LGBTQIA+ e muitas ações celebraram a data.
Tem gente se aproveitando do pink money? Tem. Tem ações afirmativas honestas? Tem também.
Porém, nenhuma indústria é melhor que a do Entretenimento para dar visibilidade a esta causa. Então reuni algumas das ações que achei interessantes.
Na TV por assinatura, o canal Multishow celebrou a data com programação especial durante todo o mês de junho.
O canal Telecine trouxe seis influenciadores digitais LGBTQIA+ para falar sobre os filmes que tiveram um impacto significante em suas vidas, a cada semana de junho, no Instagram do canal.
O Canal Brasil dedicou o mês todo a um festival com filmes de temática LGBT na grade, alguns deles comentados pela drag Rita Von Hunty.
O canal TBS Supporting Inclusive Spaces (incentivo a doações para bares e clubes afetados pela pandemia);
A Globonews exibiu a produção nacional ‘Abrindo o Armário' no dia 20, na sua faixa especial de documentários.
Alguns streamers optaram por lembrar a variedade de programas sobre este universo em seus catálogos, como o HBO Max com Human by Orientation, o Hulu com Pride Never Stops. O Globoplay disponibilizou uma trilha de filmes e documentários dedicados ao tema e lançou o podcast ‘Para Tudo’ com a drag queen Lorelay Fox.
O Disney+ disponibilizou o curta-metragem Out, da coleção SparkShorts da Pixar (2020), com prefácio dos criadores.
O Spotify lançou sua campanha ‘Claim Your Space’, com diversas iniciativas para o mês do orgulho LGBTQIA+, como playlists exclusivas, criadas em parcerias com boates, singles de novos artistas e conteúdo editorial no Pride Hub.
O Facebook criou ações globais na plataforma, apoiando artistas, empreendedores e dando voz à comunidade. No Brasil, a rede social coproduziu o ‘Compartilhe com Orgulho’, um talk show em parceria com o @divadepressao e @escandala. Além de uma instalação de arte interativa em Sampa.
O site de jogos independentes itch.io lançou um pacote de jogos de criadores LGBTQIA+, o “Queer Games Bundle”, com mais de 200 jogos. Uma pesquisa de 2020 da Nielsen revelou de 10% dos gamers se identificam como LGBTs.
O YouTube tambem programou uma série de ações na plataforma. Entre elas, uma campanha de arrecadação de fundos, o ‘Give With Pride’, além de lives e apoio à criadores LGBTQIA+. YouTube Pride 2021: You Are Everything (trailer do festival).
A LEGO lançou, ainda em maio, o set ‘Everyone is Awesome’, o primeiro da empresa celebrando a diversidade.
A lista da Variety com os principais criadores LGBTs do mundo do show business.
Abra uma planilha nova no Google Docs (no computador, não no celular). Digite cada letra de P R I D E nas cinco primeiras células da primeira linha da planilha e aperte ENTER.
Ficou grande né. Tenham todos uma semana fabulosa. Se curtiu, deixa seu like.
Tiago Campany é executivo, produtor, pesquisador e habitante do Vale. Não necessariamente nessa ordem. E adora receber dúvidas e sugestões.