Olá,
todos bem? Espero que sim. Preparar a Otium me faz ler muita coisa durante a semana. Elon Musk, Netflix e IA são definitivamente os tópicos que mais aparecem. Como dois deles são movidos a RP, sobra o terceiro, que eu tento abordar com parcimônia aqui.
Mas o importante é ver a volta dos editais culturais, a discussão sobre a regulação dos VODs avançando e a retomada do entretenimento ao vivo. Que nossa indústria volte a crescer e gerar empregos de qualidade para todos.
Vamos ao que rolou de interessante nos últimos dias.
A Secretaria de Cultura de SP está com inscrições abertas para o ProAC Expresso 2023. Tem projeto de teatro, dança ou performance? Corre lá.
A quarta fase da Operação 404 do Ministério da Justiça derrubou centenas de sites e apps com conteúdo pirata no Brasil. E os usuários reagem:
Ainda sobre tirar coisas do ar, nos EUA, a rusga com o TikTok continua. O governo quer que a ByteDance venda o app sob o risco de ser banida do país. Espionagem chinesa ou uma mãozinha do Estado para eliminar a concorrência?
Mal a gente se acostumou com o potencial do Chat-GPT 3, já vem a versão 4. Agora dá pra pedir textos de até 25 mil caracteres. Se eu fosse autor (até tenho amigos que são), eu testaria pra conhecer.
E tem a versão nova do Midjourney também. (inclusive a ‘foto’ desta newsletter foi feita lá).
Já dá pra criar até novas fragrâncias usando IA. O Boticário já usou pra lançar um perfume para a Geração Z.
E já tem gente tentando organizar essa bagunça. No SXSW, formou-se uma coalizão com mais de 40 organizações da indústria da música para garantir que estas novas ferramentas sejam usadas para auxiliar a criatividade humana, não substitui-la. (Variety)
Contratar um imitador para imitar a voz de um cantor em uma nova canção é ilegal? Conheça o caso Rick Astley (do clássico ‘Never Gonna Give U Up’) x Yung Gravy (Betty). (BBC)
Uma rede social em código Morse.
Dessa vez vai um oi especial pro pessoal da Califórnia que assina a newsletter. Pode ser alguém usando VPN? Pode. Mas prefiro achar que não.
Curtiu? Então deixa seu like aí embaixo. Não curtiu?! Dá pra cancelar a assinatura ali embaixo, mas já aviso que anoto o nome. E talvez eu tenha um Death Note.
Tiago Campany é executivo, produtor e pesquisador. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E está open to work.