Olá,
como estamos? Depois de uns trabalhos pela África e pela Ásia, estou de volta. Estão com saudades do X-Twitter? Nem eu.
Vamos ao que rolou na nossa bolha particular do Entretenimento.
Semana passada, ocorreram as reuniões regionais (Sudeste) do Plano de Metas do Audiovisual do MinC. Eu participei e a sensação que tive é que a categoria está pedindo ações mais concretas e rápidas depois de quase dois anos de governo.
O declínio do modelo de TV Fechada segue forte nos EUA. Os canais da Disney foram retirados da DirecTV, uma das principais operadoras do país. As assinaturas ainda representam 30% do faturamento da Disney, mas a queda de braço é para reduzir o valor da taxa por usuário.
Governo italiano mantém o incentivo a produções no país com um tax relief de 25%, limitado a U$25 milhões, porém proibindo o uso de IA. As produções que utilizarem IA no país devem declarar o uso e comprovar o consentimento por parte dos técnicos e talentos locais.
Alguém lembra daqueles CDs de coletâneas de músicas dos anos 90, com hits da época, mas que na verdade eram covers disfarçados (ao invés de Spice Girls, Space Girls)? Na era da IA, o problema é ainda maior, com gente faturando com covers criados artificialmente misturados nas playlists do Spotify.
No Japão, a Netflix vai lançar drinks em lata temáticos com suas séries, em parceria com a Suntori.
Nesta década, até agora, 46% dos filmes de ficção científica se passam em universos apocalípticos, segundo o The Pudding.
Editais, concursos, etc
O Governo Federal está com um edital de licenciamento aberto para obras audiovisuais (aparentemente para um novo VOD federal).
Pro pessoal de Sampa, estão abertas, até dia 19, as inscrições para o Amplifica Cine, um programa gratuito de aceleração que impulsiona a competitividade de negócios voltados para cinema, televisão e novas mídias.
Pro pessoal do Centro-Oeste, estão abertas as incrições para as rodadas de negócio do 8º SAPI.
Uma boa semana a todos.
Curtiu? Manda pra alguém curtir também.
Tiago Campany é executivo, professor, consultor, e vai tentar manter a regularidade aqui.