Olá,
como estamos? Pra quem está chegando agora na Otium, esse é o disparo semanal (ou quase) sobre o que eu encontrei de mais relevante na indústria nos últimos dias.
E tem esse nome porque nosso tempo de atenção tem diminuido cada vez mais. Então curadoria e síntese importam. Querem ver alguns exemplos desse fenômeno?
A Fórmula 1 vinha perdendo audiência ano a ano, especialmente entre o público mais jovem. O grupo Liberty Media comprou todos os direitos do esporte por U$4,6 bilhões em 2017 e agora tem corridas mais curtas, as F1 Sprints, com 1/3 da duração das do Grand Prix. E funcionou.
Um dos esportes (??) que mais cresce hoje no mundo é o slap fighting (não sei se já tem tradução. Eu batizaria de ‘Tapão’). Basicamente dois competidores dão tapas na cara um do outro até um deles desistir ou cair. Peculiar né? Mas é rápido. Você pode assistir a um episódio de ‘Power Slap: Road to the Title’ aqui.
Quer dizer que tudo vai virar TikTok, Tiago? Não. Mas vai ser cada vez mais difícil convencer as pessoas a parar pra ver um conteúdo longo.
Ainda sobre esportes, os direitos de transmissão de vários deles hoje são alvo das maiores disputas entre os players. Disney, Amazon e Tencent já pagaram verdadeiras fortunas para poder transmitir cricket na India, Formula 1 na China e futebol no Brasil.
Com o aceno da Netflix em querer transmitir partidas de golf ao vivo em sua plataforma, tudo indica que este mercado será acirrado daqui pra frente.
Uma alternativa? Criar o seu próprio esporte pra depois vender. Se você achou o campeonato de tapão bizarro, conheça o car-jitsu, o MMA Medieval, o Chess Boxing e Quidditch (porém, sem vassouras voadoras).
Ou você pode diversificar as receitas (trocadilho intencional). Depois de entrar no mundo dos games, a Netflix agora lança o Netflix Bites, um restaurante temático onde você vai poder provar as receitas criadas em seus reality shows mais famosos.
O Twitter está sendo processado pela NMPA (National Music Publishers’ Association) por uso não licenciado de músicas nos conteúdos gerados pelos usuários. Ao contrário do YouTube e do TikTok, a rede social não tinha um acordo sobre esse tipo de uso na plataforma.
O Grammy lança nova regra proibindo músicas criadas por IA de participarem da premiação.
A Lei Geral do Esporte, que estabelece o Sistema Nacional do Esporte (Sinesp) e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE), foi publicada nesta quinta-feira, 15 de junho, no Diário Oficial da União.
Editais, concursos, etc
O Itaú Cultural abriu as inscrições para o edital ||entre|| arte e acesso, voltado para artistas e pesquisadores com deficiência autodeclarada.
O Zico Góes, o Thiago Pavarino e a Susana Campos estão de volta com a segunda temporada do seminário sobre áudio-séries ‘Modo de Usar’. É gratuito e as inscrições estão abertas aqui.
Tem também o edital de intercâmbio da SPCine aberto até dia 17/7 para propostas de participação em viagens de intercâmbio por parte de profissionais e estudantes do setor audiovisual.
Se você chegou até aqui é porque ainda tem o mínimo de foco. Parabéns.
Uma boa semana a todos.
Curtiu? Deixa seu like. Acha útil? Compartilha com um colega.
Tiago Campany é executivo, produtor e nerd. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E coordenador de Direito do Entretenimento na UERJ.