Olá,
como estamos?
O IBGE divulgou os primeiros dados do Censo 2022.A população brasileira é hoje de 203.062.512. O Brasil tem uma população que cresce cada vez menos, a expansão foi em média 0,52% ao ano desde o último Censo. Nunca crescemos tão pouco. O planeta agradece. Façam previdência privada.
Então vamos a mais alguns dados e notícias dos últimos dias:
Em 2022, dos 935 títulos originais lançados pela Netflix, 403 (ou 43%) foram norte-americanos, segundo pesquisa da Omdia e Plum Research.
Do total de horas assistidas no primeiro trimestre de 2023 na plataforma, a pesquisa indica que, no Brasil, apenas cerca de 35% delas vai para o conteúdo original nacional.
Não se deve comparar maçãs com laranjas, mas, como curiosidade, o market share do cinema nacional em 2022 foi de apenas 4,1%. (fonte: Filme B)
E tudo bem. Segundo a Nielsen, o ser humano tem hoje cerca de 800 mil títulos disponíveis para assistir nas plataformas só nos EUA.
Com catálogos tão extensos, o comportamento de consumo audiovisual vai se transformando e, aos poucos, se aproximando do consumo de música.
Pense em autores como bandas, estúdios de TV como gravadoras e séries como LPs. O consumidor pode simplesmente ignorar as novidades da semana e consumir baseado em estilo, autoria e nostalgia, como no Spotify.
Essa versão atualizada da Cauda Longa, não é minha. É da Variety.
Então, em teoria, bons catálogos valerão mais que disparar novos originals toda semana. Quem viver, verá.
Se você é criador (boa parte dos leitores aqui é), não se preocupe, pode continuar focado em escrever o melhor que puder (e te deixarem, nas condições atuais de trabalho).
Se você é advogado (outra boa parte dos leitores), vale aprender sobre licenciamento e aquisições de obras.
Se você é apenas consumidor, agradeça, porque a balança hoje pesa para o seu lado. E esperemos que continue assim.
Eu falei sobre novos esportes atraindo a atenção dos mais jovens e esqueci de citar a Formula E, apenas com carros elétricos. E, claro, os direitos de exibição foram parar nas mãos do grupo CBS e do Roku (que tem no Brasil, e quase ninguém conhece).
Dá pra alugar a casa da Barbie no Airbnb.
Esqueceu o final de um filme? Movie spoilers.
Editais, concursos, etc
O Hubert Bals Fund, fundo de apoio ao desenvolvimento de projetos audiovisuais ligado ao Festival de Roterdã, está com inscrições abertas para projetos até dia 01/08.
O LATC em parceria com a prefeitura de Búzios (RJ) lança o concurso ‘Descobrindo Búzios’ para roteiros de ficção ou doc que se passam na cidade. Inscrições abertas de 10 de julho a 01 de setembro ou até alcançarem 25 projetos por categoria. Corre lá.
A Fundação Cultural Palmares está com inscrições abertas em duas premiações: o Prêmio Luiz Melodia de Canções Afro-brasileiras e o Prêmio Palmares de Arte.
O Senac São Paulo, em parceria com o Sesc São Paulo, está com inscrições abertas para a 13ª edição do ‘Laboratório Novas Histórias’ até o dia 7 de julho, voltado a roteiristas estreantes ou não estreantes com até 1 (um) longa-metragem produzido na função de roteirista e/ou de diretor. Corre lá, Amanda.
Se quiser divulgar alguma bolsa, curso ou edital, é só me enviar uma mensagem. É grátis.
Uma boa semana a todos.
Tiago Campany é executivo, produtor e nerd. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E coordenador de Direito do Entretenimento na UERJ.