Olá,
como estamos? Eu tava no Rio2C? Tava. Mas não deixamos de redigir a newsletter por isso, não é mesmo?
Eu poderia fazer uma cobertura do evento? Poderia. Mas já tem muuuuuita gente fazendo isso. Basta olhar o seu LinkedIn. Mas para quem não conhece a minha cara, segue uma foto da minha Masterclass no evento:
E teve muita notícia esses dias, então vamos a elas:
O novo serviço de streaming da Warner, ao que tudo indica, vai se chamar Max. E vai ter série nova do Harry Potter.
O PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas corresponde a 3,11% do PIB do Brasil. (fonte: Itaú Cultural)
Representantes da indústria da música, como Apple, Spotify e gravadoras estão preocupados com o uso de seus catálogos como base de dados para treinamento de IA que criam simulacros dos seus artistas. (The Guardian)
Dá pra escutar aqui alguns exemplos criados pela ferramenta Jukebox do OpenAI.
O concurso latino-americano de argumentos de longa-metragem LATINX 2023 está com inscrições abertas para roteiristas iniciantes. Conheço muita gente boa que vai participar. Mais infos aqui.
Vão até dia 22 de abril as inscrições para o Script Revision Lab em inglês do Cine Qua Non Lab. O curso acontece em agosto, no México, e a bolsa cobre a taxa de inscrição e a passagem aérea. Saiba mais!
Já o Locarno Industry Academy, voltado para profissionais de distribuição, recebe inscrições até 7 de maio. O workshop também acontece em agosto, durante o Festival de Locarno. Ambaso com apoio do Projeto Paradiso.
O SALIC reabriu e tem nova Instrução Normativa sobre a apresentação de projetos. Eu já fui parecerista credenciado do MinC e ler a IN te poupa de vários problemas.
Presidiários na Argentina estão aprendendo desenvolvimento de jogos como forma de ressocialização.
Por falar em jogos, ‘Mario Bros’ é o maior lançamento do ano nos cinemas. Considerando o sucesso da adaptação de ‘Last of Us’ na HBO, provavelmente teremos mais adaptações vindas de jogos pela frente. E mostra que lançar filmes no cinema ainda dá dinheiro. Já assistiram? Eu fui. É pra levar o filho, sobrinho, etc.
A roteirista Ana Abreu está com turma nova do seu curso de roteiro de não-ficção. Conheço muita gente que já participou e amou. Até eu quero fazer. Incrições aqui. (Não é jabá. Nem sei se a Ana recebe a Otium)
O banco de teses e dissertações do Observatório Nacional de Direitos Autorais.
Até a próxima, pessoal !
Quem ama, compartilha. Quem só gosta, deixa um like.
Tiago Campany é executivo, produtor e consultor. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E está open to work. Mas não por muito tempo.