Olá,
como estamos? Felicidades atrasadas para as mães leitoras da newsletter. Vamos ao que rolou de interessante nos últimos dias na indústria do entretenimento.
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o Decreto 11.525/2023, que regulamenta o repasse de recursos da Lei Paulo Gustavo.
Os cortes de pessoal chegaram na Paramount também, mesmo com o crescimento na base de assinantes. Por enquanto, só nos EUA.
Ao que tudo indica, a Disney deve juntar os catálogos do Disney+ e do Hulu em algum momento. Resta saber se vai chegar aqui. Tem ótimos documentários no Hulu.
“Hogwarts Legacy” já rendeu U$1 bi desde fevereiro. E ‘Last of Us’ alcançou 32 milhões de espectadores por episódio nas plataformas da HBO.
Curiosidade: as SmarTVs de vocês capturam o tempo todo o que está passando na sua tela. Isso permite que eles saibam (creio eu) melhor até que os institutos de pesquisa o que o brasileiro de fato assiste diariamente.
E esse cruzamento de dados aqui, feito pela Samsung, me chamou a atenção:
“Os fãs de futebol tendem a consumir conteúdo de comédia também; enquanto o púbico das lutas de MMA gosta de suspense; o de novela acompanha séries e filmes de drama; e os fãs do gênero terror também assistem muito conteúdo de culinária.”
Você é roteirista e tá desanimado? É greve, é crise, é pagamento atrasado... Solidarizo na dor com vocês. Mas para vocês verem que não algo só do Brasil, seguem duas dicas (em inglês) de como é a vida do roteirista norte-americano:
O primeiro é o podcast ‘Happier in Hollywood’, com as roteiristas Liz Craft e Sarah Fain. Elas trabalham juntas há uns 20 anos e já tiveram de vários projetos aprovados a zero projetos em andamento. E contam o dia a dia delas em LA.
O segundo são estes dois artigos do roteirista Colby Day narrando todo o ano de 2021 e 2022 dele, para mostrar que a maior parte do trampo de um roteirista na vida já não é pago mesmo.
Opinião polêmica. Não estranhem se os preços das assinaturas dos planos de streaming sem publicidade aumentarem. A ideia é empurrar muita gente pro plano com anúncios, onde o custo de aquisição do cliente é menor, e aumentar a base para convencer os anunciantes que vale a pena pagar.
O jogo mudou. Não é mais sobre conseguir assinantes, é sobre dar lucro. Ou você aumenta a receita ou corta custos. Daí a onda de cortes de pessoal e de projetos em todas as empresas. Todas estão optando pela segunda opção.
Eu não costumo falar muito do universo esportivo aqui, mas esse escândalo das apostas era meio que esperado né?
“O Senhos dos Anéis”, porém dirigido por Wes Anderson.
Sua versão no Aranhaverso.
Editais, concursos, etc.
A Secretaria Municipal de Cultura de SP está com inscrições abertas, até dia 29 de maio, para o Edital de Apoio à Cultura Negra.
O Instituto Cultural Vale está com inscrições abertas, ate 16 de junho, para sua Chamada 2023 para projetos já aprovados na Rouanet.
O projeto SEBRAE Audiovisual vai apoiar cinquenta produtoras cariocas com capacitações e consultorias de mercado. Inscrições abertas até dia 22 de maio.
A ABC e a RioFilme estão oferecendo mais uma vez bolsas integrais para o Programa de Inclusão social. São diversos cursos para quem quer começar no audiovisual. Incrições abertas até dia 20 de maio.
Aliás, se você tem algum edital ou iniciativa que possa ajudar nossos colegas da Indústria do Entretenimento e queira divulgar, só me enviar. 0800.
Até a próxima!
Curtiu? Deixa seu like. Acha útil? Compartilha com um colega.
Tiago Campany é executivo, produtor e consultor. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E está ‘open to work’. Mas não por muito tempo.