Olá,
como estamos? Estou sumido por conta de um trabalho fora do país, mas estamos aí. Mas as novidades no incrível mundo do Entretenimento não param.
Vamos a elas:
Apple lança seu novos óculos de realidade mista (ou spatial computing, como eles querem chamar) e causam alvoroço pelo preço e pelo fato de não permitir pornografia.
Amazon Prime Video anuncia que também vai ter um plano AVOD no pacote e, se você quiser continuar a ver suas séries sem anúncios, vai ter que pagar mais caro.
Disney, Fox e Warner Bros. Discovery se juntam para criar um streaming dedicado a esportes nos EUA. Como já comentei aqui em edições anteriores, direitos esportivos são a nova fronteira da disputa entre mídia tradicional e as techs.
Na Europa, a European Broadcasting Union também reuniu os principais canais para lançar o Eurovision Sport, um serviço dedicado a transmissão esportiva.
Ainda no assunto esportes, vocês já devem ter percebido que gosto dos estranhos. Essa semana, conheci a ‘Sentada’ (batizei assim, mas o nome é competitive chair-sitting)
Disney compra participação de U$1.5bi na Epic, criadora do Fortnite. A ideia é levar todas as PIs do grupo para dentro do jogo, que, mês passado, teve 237 milhões de jogadores e 66 milhões de horas transmitidas via Twitch.
Para quem não lembra, a Disney já teve uma tentativa similar com o finado Disney Infinity, que misturava brinquedos físicos com videogame (era caro, porém bem bolado).
Spotify bate novamente seu próprio recorde de assinantes, com 236 milhões de usuários. E ainda assim não tem garantia de lucro estável.
Em uma carta aberta ao mercado, a UMG (Universal) apontou as 3 razões pelas quais não vai renovar seu acordo de licenciamento do catálogo com o TikTok. Em resumo:
Pagamento: o TikTok paga pelas músicas uma fração do que outras plataformas pagam;
I.A: O app foi inundado por músicas geradas por I.A. e a empresa estimula o comportamento fornecendo ferramentas de geração de músicas para os usuários.
Segurança on line: A UMG acredita que o app precisa garantir mais medidas contra assédio e infração de direitos.
E o TikTok rebateu.
Você talvez não conheça George Carlin, um humorista norte-americano falecido em 2008. Mas seus herdeiros são os primeiros a abrir um processo contra os criadores de um especial de comédia que utilizou a voz e o trabalho do humorista recriados com o uso de IA. Dê uma olhada, antes que a justiça derrube.
Enquanto isso, o Kanye West lança videoclipe feito com auxílio de IA.
Anime bombando. Mas bomba o quanto?
Editais, concursos, etc
A Olívia Bonan, advogada do setor cultural e ex-gerente do Jurídico do Museu de Arte Moderna de São Paulo está com inscrições abertas para o curso “Direito para o setor cultural” na grade de Cursos do MAM São Paulo.
O Prêmio Cabíria está com inscrições abertas para sua nona edição e se destina a roteiros de longa-metragem de ficção em estágio avançado de desenvolvimento.
Tem também o Cabíria LAB, um laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediárias de desenvolvimento.
Uma boa semana a todos. E bom Carnaval!
Curtiu? Deixa seu like brasileiro aí.
Tiago Campany é produtor executivo, consultor e professor. Não necessariamente nessa ordem. E sócio-executivo da Grifo Entretenimento. E coordenador na UERJ. E amigo da Amanda Jordão.