Olá,
como estamos? Sim, um submersível implodiu a atenção de todos esta semana. Já tem até doc a respeito. Porém, está não foi a única coisa que aconteceu nos últimos dias, então vamos ao que encontrei de interessante por aí:
O Reino Unido está considerando passar uma lei exigindo que criações feitas por IA (vídeo, textos ou imagens) sejam adequadamente identificadas.
Por falar em IA, ela foi usada para criar a abertura da nova série da Marvel, Secret Invasion, enfurecendo artistas, fãs e criativos em geral. E, além de tudo, é feia.
Nintendo anuncia novo jogo clássico com o Mário e também jogos novos com Wario, Luigi e até a Princesa Peach.
A Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, vulgo Oscar, lançou novas regras para indicação de Melhor Filme. Agora o lançamento precisa ser em salas de cinema de todo o país, frustrando muito streamer por aí.
Na maior parte dos ramos do entretenimento, a busca por hits é o que sustenta a indústria. Um hit é capaz de compensar o prejuízo causado pelos demais projetos de um estúdio ou gravadora.
Grandes nomes, propriedades intelectuais famosas, franquias, tudo isso faz parte do jogo. Menos para podcasts, aparentemente. Este artigo da Vulture explica as dificuldades que o Spotify está enfrentando ao seguir esta estratégia.
Mês da diversidade terminando, que tal conhecer o relatório State of Diversity on TV 2023 da SambaTV? Vou resumir porque ninguém é obrigado a saber inglês:
Diversidade importa e, quando os protagonistas são de minorias historicamente excluídas, a audiência entre esses grupos aumenta em quase 200% em alguns casos.
Usar deepfakes para criar vídeos pornôs privados com os rostos de celebridades ou conhecidos. Fantasia erótica ou crime? O dilema do pervertido, segundo a WIRED.
Sempre leia os ‘termos & condições’: Streamberry.
Videogame para relaxar? A Little to the Left.
Editais, concursos, etc
O Projeto Paradiso está com inscrições, abertas até dia 15 de agosto, para sua bolsa de estudos de roteiro na renomada EICTV.
O centro cultural colaborativo Marieta está com inscrições abertas, até dia 23/7, para seus grupos de desenvolvimento de roteiros de ficção, animação e documentários. O foco dos grupos é a troca entre os participantes. Vale conhecer.
Estão abertas, até 3 de julho, as inscrições para a 8ª edição do edital do Programa Municipal de Fomento à Cultura da Periferia da cidade de São Paulo.
Uma boa semana a todos.
Tiago Campany é executivo, produtor e nerd. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E coordenador de Direito do Entretenimento na UERJ.