Olá,
como estamos? Newsletter de hoje saindo atrasada porque sim.
Vamos ao que rolou de interessante nos últimos dias no incrível mundo do Entretenimento:
O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (CGFSA) aprovou por unanimidade o Plano Anual de Investimentos, no valor de R$ 1,225 bilhão. Agora vai?
O lançamento do Threads agitou a internet. Mas tem alguém usando? E o Twitter já tá ameaçando processar.
Enquanto Tom Hanks deseja continuar atuando via IA depois de morto, Madonna, internada recentemente, proíbe o uso de sua imagem em hologramas e tecnologias similares.
Lá nos EUA, roteiristas seguem em greve, diretores assinaram o acordo com os estúdios e os atores pediram prorrogação de prazo (que terminava em 30/6) para iniciarem a greve. O que significa que, provavelmente, vão aceitar a proposta e deixar os colegas roteiristas na mão também.
Mas Tiago, quem liga pros sindicatos de lá? Aqui a gente mal tem isso.
Verdade. Porém, uma das preocupações dos estúdios, em um contexto de produção globalizada, é que as conquistas de lá, estimulem as conquistas de cá. Daí a importância de ficar de olho.
Artigo da professora Aline Freitas sobre o andamento de Lei Paulo Gustavo.
O Spotify está considerando a ideia de colocar videoclipes na íntegra na plataforma. Como sempre, para concorrer com o famigerado TikTok.
Conteúdos criados por IA em jogos tem proteção autoral? Artigo interessante da WIRED. (spoiler: atualmente não)
Aproximadamete 87% dos video games criados antes de 2010 não estão disponíveis comercialmente, segundo um estudo da Video Game History Foundation.
Livro: O Direito da Economia Criativa.
“Alexa, abrir Testes da Capricho” (sim, já tem)
Uma nonna italiana virtual te ensina receitas. Va bene!
Aquela esfera gigante nova em Las Vegas.
Editais, concursos, etc
Estão abertas até 28 de agosto as inscrições para a edição de 2024 do Screenwriting Lab, workshop voltado a roteiristas com um projeto de longa-metragem de ficção em estágio de desenvolvimento. E o Projeto Paradiso está com uma bolsa para o workshop.
Trabalha com eventos? A professora do curso de Direito do Entretenimento, Fernanda Marcial, está com inscrições abertas (pelo e-mail advogadacultural@uol.com.br) para um workshop, no dia 18/7, sobre prevenção jurídica em eventos privados e corporativos.
Uma boa semana a todos.
Tiago Campany é executivo, produtor e nerd. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E coordenador de Direito do Entretenimento na UERJ.