Olá,
Todos bem? Agora que o Carnaval se foi, o ano realmente começa. Animados?
Vamos ao que rolou no mundo do entretenimento nestes últimos dias de folia.
Enquanto os demais streamers aumentam o preço da assinatura, Netflix reduz preço do serviço ao redor do mundo. Menos no Brasil. ¬¬
Alguns analistas acreditam que a medida visa antecipar as possíveis perdas de assinantes com o fim do compartilhamento de senhas.
Considerando que só 34% dos consumidores de streaming no Brasil têm mais de três assinaturas pagas, e 60,4% admitem compartilhar assinaturas para dividir custos, segundo pesquisa da firma Rakuten, a medida pode ser inócua por aqui.
(É uma pesquisa com amostragem pequena, feita por uma empresa que tem um AVOD próprio (Rakuten Viki)? É. Vale esperar uma outra pesquisa, feita por um outro instituto? Vale.)
Corte colombiana é a primeira no mundo a realizar uma audiência no Metaverso, utilizando a Horizon Workroom, da Meta (aka Facebook). O resultado tem cara de paródia, mas vale conhecer.
YouTube lança a opção de múltiplas faixas de áudio dublado para criadores da plataforma. (Variety)
Trabalha no universo dos eventos musicais e turnês? A professora do curso de Direito do Entretenimento, Monyca Motta, está com uma pesquisa em andamento sobre o tema. São apenas quatro perguntas.
‘Elden Ring’ bate 20 milhões de cópias vendidas e ‘Hogwarts Legacy’ é o maior lançamento global da Warner. Já jogaram?
Alguns dos objetos de cena de ‘Everything Everywhere All at Once’ serão leiloados para caridade. Fica a sugestão aí, Teleton e Criança Esperança.
Se você é autor, saiba que já tem uns duzentos livros na Amazon cuja coautoria é o ChatGPT. Já conhecem a ferramenta? Eu já testei e assusta mesmo.
Ainda no tema, Departamento de Copyright dos EUA decide que obras geradas por algoritmos não são passíveis de registro. A decisão ocorreu após a tentativa de registro de uma HQ com texto original, porém imagens geradas no MidJourney.
Globo estreia no mundo das NFTs com o reality ‘The Masked Singer’, com artes digitais dos personagens do programa. Será que alguém compra?
Se a ‘foto’ foi criada por IA, quem postou pode se considerar fotógrafo?
Tantas questões, tão pouco tempo.
Um olá especial para meus dois assinantes de Angola. Não tenho acesso a quem são, mas espero que estejam gostando.
Até a próxima, colegas !
Tiago Campany é executivo, produtor e pesquisador. Não necessariamente nessa ordem. Também é nerd e mestre supremo do Campanyverso.