Olá,
como estamos? Eu achava que 2024 seria um ano com uma recuperação mais rápida da nossa indústria. Tirando o setor de eventos e viagens, acho que ainda estamos com ressaca de 2023. Mas aceito opiniões contrárias.
Mesmo assim, como dizia o jovem poeta, o tempo não para. Nem o entretenimento. Vamos ao que rolou nos últimos dias.
E as demissões chegaram no grupo Vice Media. E pensar que em 2017 ele foi avaliado em U$5.7 bilhões.
Aparentemente, a ligas esportivas nos EUA não foram comunicadas sobre a ideia da Disney + WBD + FOX de criarem uma joint-venture para um streamer esportivo exclusivo que comentei aqui numa edição anterior.
E a Fubo TV, outro streamer esportivo, inclusive já entrou com processo contra a ideia, alegando truste.
Os que ficaram de fora, Peacock e Paramount+, curiosamente anunciaram que estão pensando em fazer uma joint-venture também. Eles já possuem um streamer juntos (SkyShowTime) que vai ser lançado só na Europa em abril.
Porém, a complexidade jurídica e econômica dessas joint-ventures é tão grande que acho pouco provável que aconteçam. (sim, temos opiniões pessoais aqui)
Ainda sobre a Disney, a empresa abriu mão da divisão de mídia física (DVDs e Blu-rays, sim eles ainda existem) e licenciou tudo para a Sony.
Nos anos 90 nos EUA, o governo decidiu que provedores de Internet não poderiam ser responsabilizados pela má conduta dos assinantes. Se por um lado, isso permitiu que a Internet florescesse sem uma penca de processos por infrações de copyright, por outro lado permitiu que a pirataria digital brotasse de forma, digamos, mais solta. Essa decisão judicial nos EUA mostra que o debate ainda existe.
Como anda o financiamento de séries lá fora.
Um gráfico sobre as receitas da indústria da música ao longo dos anos.
Editais, concursos, etc
O CineOka está com inscrições abertas para curtas de até 18’ feitos por realizadores negros ou indígenas.
O 31º Cine Vitória também está com inscrições abertas. Já exibi filme meu por lá e é bem legal.
O XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira também está com inscrições abertas para o III Sur Frontera WIP LAB, para projetos em desenvolvimento ou finalização.
O TikTok está com inscrições abertas, de 21/2 a 15/3, para o #TikTokShortFilm. Basta subir seu curta com + de 1’ no formato vertical para concorrer.
Uma boa semana a todos.
E obrigado pelo recorde de likes da semana passada.
Tiago Campany é produtor executivo, consultor e professor em crise de meia idade. E amigo da Camila Agustini.