Olá,
como estamos? O clima em Hollywood não está nada bom. Seja por conta da greve, do pós-pandemia, ou da constatação que o streaming talvez não seja um modelo de negócio sustentável, é fato que há uma crise conceitual na indústria. Alguns exemplos de matérias dos últimos dias:
“Streaming Brought Hollywood to a Standstill. Now Comes the Pain.” (The Wall Street Journal);
“How Hollywood Drove Its Business Model Off a Cliff” (The Ringer)
“How a Strike Over Streaming Could End Up Killing Network TV” (Vulture)
“Barry Diller Says Executives and Top-Paid Actors Should Take a 25 Percent Pay Cut, Warns of Industry Collapse If Strikes Not Settled by Sept. 1” (The Hollywood Reporter)
E o Brasil com isso, Tiago? Bom, se você achava que a chegada dos novos players nos deixaria livres do monopólio verticalizado de um grupo de mídia brasileiro, pense de novo. Pode ser que a falta de produção por lá, estimule a produção por cá? Pode, mas pouco provável.
Não é uma crise de oferta de produto. É uma crise de ‘vale mesmo a pena fazer esse tanto de produções?’. Por enquanto é melhor apostar na volta das políticas públicas mesmo. E torcer.
Pra não começar a semana só com esse copo meio vazio, vamos ao que mais rolou de interessante nos últimos dias no incrível mundo do Entretenimento:
Pra quem curte anime, a Sony vai descontinuar seu serviço de streaming Funimation no Brasil e migrará os usuários para o já conhecido Crunchyroll.
A FIFA fechou parceria de conteúdo com o TikTok para conteúdos da Copa do Mundo Feminina 2023.
E o tema viu um crescimento de 12,5% nas buscas do YouTube, segundo a Tubular Labs.
Mas as diferenças de patrocinio, audiência e remuneração entre as Copas masculina e feminina continuam imensas. Este comercial da Orange tenta levantar a bola para o assunto usando deepfake.
A confusão na aquisição de U$69 bi da Activision Blizzard pela Microsoft continua. Resta o Reino Unido decidir se a fusão é monopólio ou não.
Por falar em aquisições, o Grupo Pinault (Balenciaga, Gucci, YVS) está em conversas para adquirir a maior agência de talentos dos EUA, a CAA, apertando ainda mais os laços entre moda e entretenimento.
O grupo YVS inclusive abriu uma produtora de filmes, a Saint Laurent Productions, com dois filmes já engatados para o Festival de Cannes.
Os filmes e séries mais populares de junho de 2023, segundo a Ampére.
Um episódio inteiro de South Park criado por IA (isso mesmo: falas, cenários, personagens, tudo). A pesquisa por trás aqui.
Se tiverem paciência para ler a pesquisa, dá pra entender porque autores e atores (diretores pelo visto não) estão preocupados com o uso dessas ferramentas em Hollywood.
Vocês sabiam que em ‘Toy Story’ quem originalmente ia salvar o Woody era a Barbie? A Mattel não chegou a um acordo com a Pixar na época e a boneca só foi aparecer com o Ken no terceiro filme.
Editais, concursos, etc
Se teve algum, eu não achei.
Mas se quiser divulgar algum, é só me enviar mensagem.
Uma boa semana a todos. E não desanimem.
Curtiu? Deixa seu like.
Tiago Campany é produtor executivo, criativo e divertido. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E coordenador de Direito do Entretenimento na UERJ.