Olá,
como estamos? Sem delongas desta vez. Apenas o que rolou de curioso nos últimos dias na Indústria.
“O Brasil é um país hierárquico, desigual, burocrático, indulgente e otimista, que tenta equilibrar valores masculinos com femininos e tradição com imediatismo”, segundo a pesquisa “O Brasil e o Audiovisual” apresentada pela Plataforma Gente, da Globo.
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 2.796/2021, que estabelece o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. (com uma década no mínimo de atraso, mas antes tarde do que nunca).
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publicou a resolução 245, que atribui ao poder público, famílias, sociedade e empresas a responsabilidade pela garantia e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes em ambiente digital.
Vinte e seis entidades das indústrias criativas apresentaram uma carta aberta com propostas sobre a preservação de direito autoral e proteção intelectual de obras em relação ao treinamento de IAs.
Boatos correm que o TikTok vai lançar um rival pro Instagram.
O Disney+ também vai passar a caçar aquela senha que vocês compartilham por aí.
Na média diária, 5h14min do dia do brasileiro em 2023 foram dedicadas a televisão linear (TVs aberta e paga), enquanto 2h23min foram desfrutadas por meio de plataformas de vídeo online, segundo estudo da Kantar.
Influenciadores criados por IA utilizam deepfake para sobrepor seus rostos em vídeos de pessoas reais das redes sociais (em sua maioria mulheres, claro).
Editais, concursos, etc
A 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abriu inscrições para curtas e longas nacionais e internacionais.
As inscrições para a 35ª edição do Kinoforum vão até o dia 29 de abril.
Uma boa semana a todos. Se você conhece alguém que possa gostar da newsletter, é só encaminhar.
Tiago Campany é executivo, professor, consultor e ainda tem que declarar o Imposto de Renda (não que ela tenha muita).