Olá,
como estamos? Prontos para mais uma onda de calor essa semana?
Vamos ao que rolou de quente no mundo do Entretenimento:
No Brasil, o X-Twitter segue banido. Sabia que na Turquia foi o Instagram que foi banido? Também por não cooperar com a justiça.
A Netflix está começando a experimentar ‘canais lineares’ de conteúdo infantil na plataforma. Inclusive no Brasil. Tem Animal Playlist, Bedtime Playlist, and Dinosaur Playlist. Tudo pra deixar a garotada grudada nas telas. Que Xou da Xuxa é esse?
Nos EUA, a tentativa da Disney, FOX e Warner lançarem um streaming dedicado a esportes também foi barrada na justiça.
Na Europa, a Comissão Europeia abriu processo contra o TikTok por conta do novo programa de recompensas (‘Reward Program’) da plataforma, que permite troca de pontos por gift cards ou vouchers de compras.
Meta planeja utilizar IA para dublar e fazer sincronia labial para outros idiomas com os conteúdos criados pelos usuários. Também vai dar pra conversar usando vozes de celebridades no lugar da sua.
James Cameron se junta à diretoria da StabilityAI para ajudar a empresa nos esforços de utilização de IA em computação gráfica. (spoiler: desemprego gerado por alguém da própria indústria).
Warner Bros Discovery fecha parceria com a Google para utilizar ferramentas de IA para gerar as legendas no Max. Segundo a empresa, fica 50% mais barato que pagar pessoas para isso.
Já dá pra criar suas playlists do Spotify usando IA (lá nos EUA, por enquanto). Resta saber se alguém pediu isso.
Pro pessoal da ABRA: como os roteiristas de Grey’s Anatomy conseguem manter o interesse na série depois de 21 temporadas. Sexo, desastres e mais de 140 tumores.
Editais, concursos, etc
O Lab Amazônias recebe inscrições para palestras abertas gratuitas, via Zoom, com estudo de casos de três convidados nortistas.
O Festival Brasileiro de Filmes de Entretenimento está com inscrições abertas para curtas.
Estão abertas as inscrições para o 3º Laboratório de Narrativas LGBTQIAP+ para roteiros de curta. A iniciativa gratuita oferece 15 vagas para pessoas que residam no estado do Rio Grande do Norte.
O co.liga disponibiliza cursos gratuitos de 5 horas nas áreas de audiovisual, projetos culturais e multimídia. Vale dar uma olhada.
Uma boa semana a todos. Bebam água.
Curtiu? Manda pra alguém.
Tiago Campany é executivo, professor, consultor, e novo membro da API.