Olá,
todos bem? Essa semana o governo federal deu o pontapé inicial do seu projeto de Cultura para o país, apresentando nova regulamentação do fomento cultural.
Algumas novidades e a volta de algumas regras para incentivar o fomento direto e indireto no Brasil.
Na quarta-feira, vai rolar um papo com o pessoal do CQS/FV Advogados sobre as mudanças na Lei Rouanet, incluindo os professores do curso Fábio Cesnik e Aline Freitas. Inscrições aqui.
Se tá sem tempo, tem um resumão das mudanças aqui.
Ainda no universo da cultura, a Secretaria Municipal de Cultura de SP está com inscrições abertas para o Prêmio Zé Renato para atividade teatral. Até 04/04.
A WGA (sindicato dos roteiristas nos EUA) vai autorizar o uso do Chat-GPT e similares para criação de roteiros, desde que o autor mantenha seu crédito. (Variety)
Se você achou a matéria acima estranha, é porque é mesmo. Já é parte dos bastidores da guerra de informação da provável greve nos EUA. A WGA já soltou nota afirmando que não é bem assim.
No mundo dos games, por exemplo, esse tipo de ferramenta já está sendo utilizado para gerar diálogos de NPC’s dentro dos jogos. Parece menos emprego para autores, mas é uma das tarefas mais cansativas de um roteirista de jogos. Ao invés de bolar 10 frases parecidas, ferramentas como a Ghostwriter da Ubisoft ajudam com isso.
Se está interessando neste tema, hoje à noite, às 20h, vai rolar o papo entre a ABRA e o professor do curso, Daniel Pitanga, “Inteligência Artificial e Narrativa em Debate”. O evento será transmitido pelo canal ColabCine no YouTube.
Relatório da consultoria Ampere, aponta que os gastos com conteúdo original em 2023 pelos streamers vai chegar a U$23 bilhões. A maior parte, claro, em ficção, porém com um crescimento significativo em não-ficção em relação ao ano anterior. (lembrando que stand up conta como não-ficção pra eles).
O gêneros com maior investimento? Policial, Ficção Científica / Fantasia e Comédia.
Lembram do report sobre tendências no entretenimento do FTI que postei aqui na edição anterior? Vai ter um webinar gratuito a respeito. Inscrições aqui.
Conhece o FRAPA? É o maior e melhor festival de roteiros do país. E as inscrições estão abertas. Eu já fui em 2019 dar uma palestra lá e vale muito a pena conhecer.
Velas com cheiro de documentário.
Brinquedos com mania de organização.
“ If you do a sequel, the audience often tends to reduce – but a prequel often amps up the entire franchise. You can watch it without seeing the original show it came from and it requires originality, that element is not going away.”
Marco Nobili, Paramount+, no Series Mania 2023
Curtiu? Deixa seu like. Não curtiu? Envia para um desafeto.
Até a próxima, pessoal.
Tiago Campany é executivo, produtor e pesquisador. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E está open to work.