Olá,
como estamos? ! Como já comentei em edições anteriores, 2023 parece ser o ano de retomada de editais públicos e privados. Então vou colocar uma parte separada aqui para eles.
Mesmo com os roteiristas em greve, HBO e Disney e CBS alertam showrunners que eles devem continuar trabalhando na produção e na pós-produção das séries.
E alguns showrunners se reuniram na WGA e já concluiram que se é pra parar, para tudo.
Com ou sem greve, quem trabalha com projetos já sentiu uma redução nos pedidos dos canais e plataformas este ano. E um estudo da Ampère confirma isso, com uma queda de quase 25% nas encomendas de séries.
Brasil e Portugal assinam novo protocolo de cooperação audiovisual. O original de 1981 aqui. O novo aqui.
A TV por assinatura segue perdendo assinantes no Brasil (-400 mil) e não apresenta sinal de crescimento nem nas regiões menos adensadas, segundo a Anatel.
Outro dado interessante: segundo a Kantar, quando falamos em televisão, mais de um quarto do total do tempo dedicado a canais lineares (canais abertos e fechados) em 2022, ou seja, 26%, foi para o gênero jornalístico.
Já assistiram ‘A Diplomata’ na Netflix? Tá bombando.
Katy Perry perdida na coroação.
Transforme qualquer filme, série, etc em emojis com o Emojiton.
Editais, concursos, etc.
No RN, o Sebrae está com seu Edital Economia Criativa 2023 aberto até dia 19 de maio. Só PJ, mas vale MEI. Inscrições aqui.
No MA, estão abertas as inscrições para o Edital Ocupa Centro Cultural Vale Maranhão (Ocupa CCVM) até dia 03 de junho.
Outro edital de ocupação de espaço cultural também está aberto na CAIXA até dia 31 de maio. Projetos de artes visuais, teatro, dança, música, cinema e vivências. Só PJ. Inscriçoes aqui.
O MinC lançou o Edital Ruth de Souza de Audiovisual para mulheres cineastas estreantes em longas e produtoras independentes. Serão 10 projetos selecionados. Inscrições aqui. Conheço alguns assinantes desta humilde newsletter que deveriam tentar.
As incrições para o curso de Direito do Entretenimento 2023 da UERJ então abertas. Lembrando que são poucas vagas e será na modalidade remota.
Aliás, se você tem algum edital ou iniciativa que possa ajudar nossos colegas da Indústria do Entretenimento e queira divulgar, só me enviar. 0800.
Até a próxima!
Curtiu? Deixa seu like. Acha útil? Compartilha com um colega.
Tiago Campany é executivo, produtor e consultor. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E está ‘open to work’. Mas não por muito tempo.