Olá,
como estamos? Semana passada acabei disparando uma versão rascunho (quem nunca?). A parte de editais ficou fazia. Mas não tinha edital aberto mesmo depois do tsunami de LPG. Então tudo bem. Esta semana tem.
Vamos ao que mais rolou de interessante nos últimos dias no Entretenimento:
A Câmara dos Deputados aprovou o texto substitutivo ao projeto de lei 5.497/2019 prorrogando a cota de tela de exibição filmes brasileiros nas salas de cinema para até 2033. Agora vai pro Senado.
A Cota de Tela Estadual, que prevê uma ocupação mínima de filmes brasileiros nas salas de cinema fluminenses, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio.
Dois exemplos de passado e futuro: Netflix encerra seu modelo de aluguel de DVD pelos correios nos EUA. E Paramount disponibilizou ‘Meninas Malvadas’ em 23 partes no TikTok (mas já tiraram do ar).
O clima atual pós fim da greve dos roteiristas resumido em alguns headlines:
O TikTok está experimentando uma versão por assinatura sem anúncios no app. Pagariam?
Pros queridos colegas roteiristas:
Editais, concursos, etc
A Escola de Cinema Darcy Ribeiro está com inscrições abertas para o curso de Audiovisual e Mídia Digitais. Sabe quem vai dar aula? Eu !
O Ministério da Cultura lançou o Edital Comitês de Cultura que selecionará instituições da sociedade civil para apoiar o MinC na articulação de projetos e parcerias culturais. Inscrições abertas até 30 de outubro.
Além disso, o Ministério prorrogou o prazo para as inscrições no Edital Cultura Viva, para selecionar 46 Pontões de Cultura pelo país.
Também estão abertas, até 20 de outubro, as inscrições para o edital de Fomento ao Samba da Cidade de São Paulo.
A Fundação CSN também está com inscrições abertas para o edital Histórias que Ficam, que vai premiar 4 docs em fase de pré. Corre lá!
A Embratur abre inscrições a partir do dia 23 para o Edital de Curtas-Metragens "Brasil com S", para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.
Dicas:
Filme: “Past Lives”, de Celine Song;
Doc: “The Eternal Memory”, de Maite Alberdi;
Jogo: “Stained Glass Smash”, para desestressar.
Uma boa semana curta a todos.
Curtiu? Deixa seu like.
Tiago Campany é produtor executivo, consultor e professor. Não necessariamente nessa ordem. É mestre supremo do Campanyverso. E coordenador de Direito do Entretenimento na UERJ.